-
Arquitetos: Tomohiro Hata Architect and Associates
- Área: 40 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi construída em um terreno muito pequeno ao longo dos trilhos da ferrovia. Para planejar uma casa que abrigasse os cinco membros desta família, parecia necessário não fechar fisicamente o local, mas criar a conexão com a cidade, transformando cada espaço de estar em uma forma tridimensional e compacta.
Eu me pergunto se podemos derivar uma forma matemática única e desenvolvê-la como uma estrutura espacial pequena, mas universal, como um novo grid que tem como pano de fundo a cidade?
Primeiramente, focamos na escada que não é apenas a conexão entre os andares superiores e inferiores, mas também indispensável como elemento de ligação entre os degraus do muro de contenção e a via, acrescentando várias funções e significados à escada em espiral que gira da cidade para o céu.
Esta espiral é uma abordagem que liga o interior ao exterior, uma escada, um espaço que dobra racionalmente a área do terreno, uma janela que conduz a luz e o vento para o interior e um pilar central na estrutura.
Ao posicionar a arquitetura como uma ponte que conecta a cidade ao céu, surge a imagem de uma grande casa. É o esqueleto do próprio espaço que o multiplica vagamente.